Chão Nativo

Em uma breve passagem por Goiânia tive a oportunidade de conhecer um pouco da culinária local, almocei no Restaurante Chão Nativo, escolhido pela Revista Veja – Comer e Beber Goiânia 2010/2011, como o melhor Restaurante de culinária brasileira da cidade.

O lugar é simples, rústico e aconchegante e o centro da atenção é um enorme fogão a lenha onde é servido todo o bufete. Entre os pratos destaco o feijão tropeiro, a linguiça assada, o frango caipira entre outras especialidades, mas o que eu mais gostei foi do torresmo a pururuca.

Achou muito parecido com a culinária mineira, você não esta enganado, realmente a cozinha goiana tem muitas influência de Minas Gerias e também de São Paulo. Acontece que os primeiros colonizadores do estado foram os bandeirantes que procuravam ouro na região, e trouxeram os pratos a base de carne-seca, carne de porco e feijão, que misturado com os alimentos consumidos pelos índios,  a base de mandioca e milho, e  somados a produtos típicos do cerrado com a guariroba, espécie de palmito só que mais amargo,  e o pequi formaram a base da culinária goiana.

Dica: Muito cuidado ao comer o pequi in natura, esta fruta possui muitos espinhos e não poder ser mordida, o fruto deve ser levado a boca e raspado “cuidadosamente” com os dentes até a polpa ficar esbranquiçada ou então os espinhos começarem a aparecer.

Os pratos mais tradicionais e característicos são o empadão goiano, a galinhada, que é uma espécie de paella brasileira,além da pamonha, arroz com pequi, carne de panela e banana frita.

 

Os doces também são muito parecidos com os mineiros, como as compotas de frutas, pudim, doce de leite, arroz doce e o queijo com goiabada, que foi a minha pedida para a sobremesa, acompanhado com um café forte servido em caneca de louça.

Se estiver em Goiânia não deixe de visitar este restaurante, a comida é saborosa, o ambiente aconchegante e o preço não assusta.

Serviço: Restaurante Chão Nativo – Av. T-11, esq. c/ T-4 – Setor Bueno – Goiânia-GO – Fone: (62) 3241-2266  - http://www.restaurantechaonativo.com.br



Deixe o seu comentário



facebook

Google mais pintrest